Mercabá

Ícone

Obras da Patrística

O Corcunda me indicou!

Um blogueiro luso por quem tenho o maior respeito escreveu um post a respeito desse blog no seu Pasquim da Reacção. Corcunda, da elite intelectual portuguesa, sempre me deslumbrou com sua pena hábil e sua esplêndida brevidade pedagógica. Ele conseguiu aquela união de que falava Horácio: a que deve existir entre a concisão e a clareza. Além disso, o gajo é profundamente irônico. Não sei como os portugueses conseguem contar uma anedota usando apenas uma palavra, mas já confirmei a ocorrência desse fato várias vezes lendo os Srs. Miguel Castelo Banco, Mendo Ramires e Paulo Cunha Porto. E eu, habitante da Terra de Santa Cruz, hoje faço uma apologia da terra de meus antepassados, das regiões ultramarinas das quais escreve o Corcunda. Portugal sempre me deu a impressão de ser um pai, a Nação admirável que cuidou do Brasil, o emancipou, e hoje tem de suportar a horrenda estupidez de seu filho, que sepulta gênios e glorifica imbecis. Embora minha família tenha origens em vários locais da Europa e do Oriente, foram sempre as festas portuguesas que alegraram minha infância, e, atualmente, são os gigantes da literatura e também da filosofia da “Ditosa Pátria” que me encorajam. Agradeço profusamente por essa recomendação generosa feita por um estudioso honesto como o Corcunda. Como dizem os brasileiros, valeu! E como dizem na “terrinha”, bem haja!

Arquivado em:Textos

3 Responses

  1. O Réprobo disse:

    Meu Caro Amigo, muito obrigado pela generosa referêncua que faz à minha casa anterior. Todos não seremos demais para travar o bom combate. Força! Prometo ser visita assídua e atenta.
    Abraço

  2. o corcunda disse:

    Mais que merecida a referência. Há muito tempo que andava a queixar-me da falta de um espaço com textos da Doutrina e de fácil acesso. Este espaço vem colmatar essa brecha.
    Para além disso, eu é que estou grato pela elogiosa referência, vinda dessas terras onde tenho alguma família e que tanto gostaria de ver reunida com a nossa Pátria no dia em que os povos de Cristo se erguerem.
    Só lhe posso agradecer a atenção aos meus escritos, esperando contar consigo para difundir estas Verdades Vencidas.

    Um grande abraço do Corcunda

  3. mercaba disse:

    Prezados Amigos,

    Sinto-me honrado pelos linques e pelos votos de perseverança; e confesso que aprendi muito com as explicações a respeito da Doutrina em vossos blogues. No Pasquim da Reacção, no Misantropo Enjaulado, na Casa de Sarto, no Fiat Lux, nesses rincões encontrei uma sã e reta instrução.

    Quanto ao Brasil, não vejo um futuro promissor. Este país tem o segundo maior número de seitas do mundo, perdendo apenas para a Índia. As “religiões-afro”, ou seja, o paganismo africano, são assumidas por políticos e professores. Os esoterismos ocultistas proliferam nos meios culturais. Em minha cidade, Niterói, está a sede de uma editora chamada “Gnosis”. A Teologia da Libertação conquistou os corações de oitenta por cento dos Bispos. E o povo, chocado com a politização do Catolicismo, debanda para as Igrejas Evangélicas, que trazem pelo menos um alento e um resquício da Verdadeira Doutrina. Mas, como diz Chesterton, é num mundo cínico que a Fé cresce, contrariando os vãos desejos dos Príncipes deste Mundo.

    Muito obrigado pelas visitas!

    Pedro Sampaio

Deixe uma resposta

Blogroll- Brasil

Blogroll- Portugal

Blogroll- USA

Hinos

Música Sacra - Natal

Música Sacra - Páscoa

Música Sacra - Quaresma

Música Sacra- Advento

Site Meter

  • Site Meter

Sites

Wordpress

